sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Definir nuvem privada

Uma nuvem privada pertence e é operada pela organização que usa os recursos dessa nuvem. Eles criam um ambiente de nuvem em seu próprio datacenter e fornecem acesso de autoatendimento para recursos de computação aos usuários em sua organização. A organização continua sendo a proprietária, inteiramente responsável pelo funcionamento dos serviços que presta.



Os modelos de nuvem privada têm as seguintes características:


  • Propriedade . O proprietário e o usuário dos serviços em nuvem são os mesmos.

  • Hardware . O proprietário é inteiramente responsável pela compra, manutenção e gerenciamento do hardware em nuvem.

  • Usuários . Uma nuvem privada opera apenas dentro de uma organização e os recursos de computação em nuvem são usados exclusivamente por uma única empresa ou organização.

  • Conectividade . Uma conexão com uma nuvem privada normalmente é feita por uma rede privada altamente segura.

  • Acesso público . Não fornece acesso ao público.

  • Habilidades . Requer profundo conhecimento técnico para configurar, gerenciar e manter.




Um cenário de caso de uso para uma nuvem privada seria quando uma organização tem dados que não podem ser colocados na nuvem pública, talvez por motivos legais. Por exemplo, eles podem ter dados médicos que não podem ser expostos publicamente.


Outro cenário pode ser quando a política governamental exige que dados específicos sejam mantidos no país ou em particular.


Uma nuvem privada também pode fornecer funcionalidade de nuvem a clientes externos ou a departamentos internos específicos, como contabilidade ou recursos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário