quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Procedimentos de Instalação e Configuração do POP Connector PVE POP3 Collector Integrado com o Exchange Server 2010



01. Após baixar o arquivo zipado do PVE POP3 Collector, descompactar o mesmo e execute o Setup.exe, na tela de Welcome to the PVE POP3 Collector Setup Wizard, clique em: <Next>


02. Na tela de Select Installation Folder, mantenha o padrão ou altere se quiser, selecione: Everyone clique em: <Next>


03. A instalação e super rápida, na tela de Confirm Installation, clique em: <Next>


04. Na tela de Installation Complete, clique em: <Close>


05. Após a instalação clique em: Start e selecione: PVE POP3 Collector


06. Será apresentada a tela principal


07. Iremos fazer as configurações globais para todas as contas POP que forem configuradas e também do nosso servidor, clique em: Options selecione: Preferences


08. Na aba Startup, marque as opções: Start processing emails at applications startup, Start minimized (in System Tray) e caso queira marque a opção: Check IF update is available at startup, selecione a opção: Hide GUI completely e nessa tela iremos fazer a instalação do Serviço do PVE POP3 Collector, clique em: Register application as a service.


09. Podemos ver o registrar feito com sucesso, podemos também gerenciá-lo através do Manage e Services do Windows Server 2008


10. Clicando na aba: Connection, em nosso exemplo iremos verificar e baixar mensagens do nosso servidor a cada 1 (um) minuto, caso tenha atraso, após 65 segundos fazer a verificação novamente, deixaremos o agendado para baixar mensagens a partir da 07:00 da amanhã até as 10:00 da noite em todos os dias da semana.



11. Na aba Erros iremos baixar o email mais deixar ou copia no servidor e deletar após 1 dia, também iremos baixar as mensagens de erro e deletar após 7 dias.


12. Na aba SMTP Settings for reports iremos configurar no campo From o email, no campo SMTP Server nosso servidor e Port a porta de conexão para recebermos os relatórios de erros ou notificações do PVE POP3 Collector, clique em: para validar o processo.


13. Na aba Reports iremos apenas marcar o relatório diário.


14. Na aba Logging marque a opção: Verbose POP3 session logging e clique em: <Save and Exit>


15. Após as configurações globais, iremos criar nossas contas de emails POP, clique com o botão direito na área Mail Accounts, um menu de opções será apresentado, selecione: Add new account


16. Na tela de Add new mail account, na aba Incoming mail settings (POP3), nos campos POP3 Server, Port, POP3 Username e POP3 Password digite as informações do seu servidor de email, após as configurações clique em: <Test POP3 Connection> para validar as informações.


17. Podemos ver que a conexão foi feita com sucesso, foi lista ate o email que existe em nossa caixa postal, clique em: <OK>

18. Clique na aba Outgoing mail settings (SMTP) no campo Forward email to, digite o email do seu Exchange Interno e no campo SMTP Server e Port digite o IP ou Hostname do seu Servidor Exchange, clique em: para validar o processo, lembrando que o seu Exchange Server 2010 tem que está configurado para permitir emails recebidos de anônimos, conforme publicado no artigo do POPtm, clique em:


19. Após configurado a conta, iremos iniciar o servidor, clique em: Start collecting


20. Para iniciar o processo de baixar mensagens, sem esperar os minutos configurações para chegar novas mensagens, clique em: Check now



21. Após iniciar a checagem, podemos ver os logs de acesso ao nosso provedor de email


22. Podemos ver no log do PVE POP3 Collector à conexão feita no nosso provedor de email, o email baixado e redirecionado para nossa conta interna do Exchange Server.

23. Acessando nosso OWA (Outlook Web App) podemos ver nosso email recebido na caixa postal interna do Exchange Server.

24. Iremos mostrar nesse procedimento um recurso interessante de analise de erro existe no PVE POP3 Collector, iremos parar o serviço, clique em: Stop Collecting


25. Clique com o botão direito em cima da conta de email desejada, será apresentado um menu de opções, selecione: Edit account


26.
Na aba Incoming mail settings (POP3) clique em: <Troubleshoot POP3>

27.
Para finalizar nosso processo, clique no botão: Connect/Refresh podemos ver o email que existe na nossa caixa posta de email remota no nosso servidor.
Existem vários recursos para serem explorados e testados, ainda não coloquei em produção, mais sentir mais confiança que o POPtm para empresas mais exigentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário